terça-feira, 24 de janeiro de 2012

IBM e centro de pesquisa alemão criam menor HD do mundo


Redação SRZD | Tecnologia | 14/01/2012 14h30
Foto: Reprodução de Internet
Foi construído o menor HD (ou disco rígido) de computador do mundo. Pesquisadores do Centro para Ciência de Laser de Elétrons Livres, na Alemanha, e da IBM, Estados Unidos, lançaram a menor unidade de armazenamento de dados, o bit, guardada em apenas 12 átomos.

A diferença com o HD moderno comum é visível: em geral, são gastos cerca de 62 milhões de átomos por bit armazenado. Apesar da mudança, o novo dispositivo funciona como os discos rígidos convencionais, ou seja, a partir da magnetização de unidades, cujo campo mostra, em códigos binários (zero ou um), a informação contida no local.
A novidade é o tipo de material utilizado: o antiferromagnético, que são átomos do metal magnetizados em superfície com magnetização oposta.
Com microscópio de tunelamento, os cientistas conseguiram a precisão indispensável para a leitura e alteração do campo magnético dos átomos do nanodispositivo. Foram cruzados vários átomos e, da experiência, descobriram que o número ideal era 12 átomos por bit.
No entanto, o armazenamento de informação no microespaço depende da temperatura que, neste caso, deveria marcar 268 graus Celsius negativos. Os cientistas respondem à impossibilidade de execução do armazenamento informando que novos experimentos em temperatura ambiente com 150 átomos por bit estão sendo feitos.

Nenhum comentário: