Seguidores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Edital do TAV será publicado em fevereiro de 2012


06/12/2011
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) irá publicar em fevereiro de 2012 o edital da primeira fase do Trem de Alta de Velocidade, que compreende a escolha da tecnologia e do operador. A entrega das propostas ocorrerá seis meses após o lançamento da licitação e deve acontecer em agosto.
A agência tem até o dia 02 de janeiro para finalizar os ajustes no edital e deve realizar as audiências públicas da licitação nas duas últimas semanas de janeiro. As audiências serão realizadas em todas as cidades por onde o trem passará.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, a agência conversou com os grupos interessados no TAV e procurou fazer os ajustes necessários para que haja o maior número possível de concorrentes. O risco cambial e a demanda são os pontos que mais preocupam os interessados –  situações que Figueiredo disse que estão previstas no edital e nos financiamentos. O diretor também afirmou que o projeto não sofrerá grandes alterações, somente as adequações necessárias para a nova modelagem.
Com a escolha da tecnologia, a ANTT receberá do vencedor os parâmetros necessários para a infraestrutura e iniciará a segunda etapa do processo, que envolve as obras civis. O edital desta etapa deve ser lançado no segundo semestre de 2013.
O projeto do TAV brasileiro, que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, está orçado em R$ 33 bilhões. O custo é com base em levantamentos de 2008 e será atualizado. A União já deu início ao processo de licenciamento ambiental e custeará a elaboração do projeto de engenharia do TAV.  O prazo máximo para as obras de infraestrutura é de 5 anos e a expectativa é que estejam concluídas em 2018.
Leia também
Postar um comentário