sexta-feira, 8 de abril de 2011

Película fotovoltaica transparente permite gerar energia em qualquer superfície

Tecnologia WYSIPS estará no mercado em 2012
2011-04-06

Tecnologia WYSIPS está a ser desenvolvida desde 2004
Tecnologia WYSIPS está a ser desenvolvida desde 2004













Com seis horas de exposição solar será possível, num futuro próximo, carregar telemóveis, e mesmo computadores, utilizando um “protector de ecrã” especial. O dispositivo chama-se WYSIPS e estará no mercado, segundo informações da companhia francesa com o mesmo nome, em 2012.

O que gera energia é a superfície fotovoltaica. A tecnologia consiste em alternar na película faixas de células solares com uma superfície lenticular, um sistema semelhante aos ecrãs 3D em que não são necessários óculos, ou seja, as imagens holográficas.
WYSIPS são as iniciais de What you see is photovoltaic surface, ou seja, o que se vê é uma superfície fotovoltaica. Na verdade, esta superfície tem a vantagem de ser invisível.
Segundo a companhia, esta é mesmo a primeira película fotovoltaica transparente. Desta forma, o material actua na absorção de energia sem cobrir o objecto que envolve.
A publicação online especializada em tecnologia – Engadget – testou o dispositivo e confirma que funciona. Na experiência, foram gerados, aproximadamente, entre 1,2 e 2,5 volts.
Joël Gilbert desenvolve tecnologia desde 2004
O inventor da WYSIPS, tecnologia que está a ser desenvolvida desde 2004, é Joël Gilbert, um astrofísico especializado na área da energia solar. O investigador inspirou-se no processo holográfico utilizado, por exemplo, em capas de livros. A ideia foi simples: substituir uma das imagens por faixas fotovoltaicas.
O WYSIPS pode ser integrado tanto em ecrãs como em vidro, plástico ou mesmo velas, tornando o material fonte energia fotovoltaica. Telemóveis, computadores, roupas, livros, carros e mesmo casas poderão assim, estar constantemente a produzir energia.

Nenhum comentário: